---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Febre amarela: morte de macaco é registrada em Schroeder

Publicado em 10/09/2019 às 17:58 - Atualizado em 10/09/2019 às 17:58

A morte de um macaco bugio em Schroeder reacende o alerta para a campanha de vacinação contra a febre amarela, lançada em 2018. O animal, foi encontrado em uma mata na localidade de Schroeder I e coletado pela equipe da Prefeitura de Schroeder para análises. Embora a causa da morte não tenha sido confirmada, tudo indica que o motivo seja febre amarela. A suspeita deve ser confirmada nos próximos 20 dias, com o laudo da análise das vísceras e cérebro do animal.

A Secretaria de Saúde de Schroeder reforça a importância da vacina contra a febre amarela. “Santa Catarina é considerada uma área de risco e as mortes destes animais na região podem ser um sinal de que o vírus já circula por aqui”, comenta a enfermeira Cristiane de Lima.

O vírus da febre amarela é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão de outras doenças, como a dengue. A vacina é a única forma de prevenção e todas as pessoas a partir dos nove meses de idade devem ser imunizadas. Em Schroeder, as doses estão disponíveis nas unidades do Centro, ESF Sossego e Schroeder I. Até o momento, cerca de 87% da população alvo já recebeu a vacina.

Outra orientação da Secretaria de Saúde é para que a população comunique a pasta caso encontre algum macaco morto ou adoecido pelos telefones (47) 3374 – 6400 ou (47) 3374 – 6443.