Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Conheça o CREAS e seus serviços

Publicado em 29/08/2017 às 09:15 - Atualizado em 29/08/2017 às 09:15

O que é o CREAS?

 

O CREAS - Centro Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializado a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Parte da Assistência Social realiza acompanhamento às famílias que chegam através de encaminhamentos e também de porta aberta ao usuário que necessita de orientação, atendimento.

Em Schroeder, o CREAS tem a equipe de Psicólogo, Assistente Social, Advogado e Coordenador, que ofertam apoio e acompanhamento especializado com o objetivo de resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros. Localizado na Rua João Arnoldo Moritz, 65, Centro (ao lado do cabeleireiro Borges). (47) 3374-6460 / creas@schroeder.sc.gov.br

O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros, contribuir para romper com padrões violadores de direitos no interior da família e da reincidência da violência, bem como prevenir a reincidências de violações de direitos.

O público alvo do CREAS são crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiência, mulheres, ou quaisquer pessoas que tenha sofrido violação de seus direitos, ou seja, pessoas que sofreram algum tipo de violência, como sexual, física ou psicológica.

 

Dos Serviços ofertados no Município:

O PAEFI é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do CREAS acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior, prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.

Aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa é ofertado o Serviço de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Serviço Especializado em Abordagem Social e para Pessoas em Situação de Rua.

 

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade. Dessa forma, para que haja uma intervenção eficaz, o CREAS deverá manter estreita relação com a rede de atendimento (Secretaria de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar...), enfim, contar com a colaboração da população na realização de denúncias em casos ou suspeita de violência.