Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Escolas e Semec cumprem etapas do Educacenso em Schroeder

Publicado em 09/07/2021 às 09:07 - Atualizado em 09/07/2021 às 09:11

Em pleno desenvolvimento em Schroeder, o Educacenso garante o repasse de recursos federais ao Município. Os dados vêm sendo coletados por meio de trabalho a cargo das unidades escolares e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. De acordo com a coordenadora de Educação da Semec, Melani Zelfeld, o levantamento é feito em várias etapas e levando alguns critérios em consideração. Todos os detalhes que compreendem a rotina escolar devem ser apontados.

“No último dia 6 de julho, reunimos todos os gestores e auxiliares administrativos das unidades escolares para orientações face à coleta de dados. Na reunião, abordamos as atualizações do Programa e orientações técnicas sobre o preenchimento”, ressalta a coordenadora.

Toda a pesquisa deve ser comprovada. Os documentos comprobatórios contêm as informações declaradas (diários de classe com registro da frequência, fichas cadastrais, entre outros). “Compete aos gestores acompanhar e controlar toda a execução do processo censitário, bem como acompanhar o período de ratificação/retificação, se necessário”, explica Melani.

O Educacenso é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, contando com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A primeira etapa do levantamento encerra em 23 de agosto.