Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Saúde: Ações de combate à Covid-19 e nova gestão da UPA são destaques em 2021, segundo secretária

Publicado em 31/12/2021 às 11:42 - Atualizado em 31/12/2021 às 12:38

O ano de 2021 foi de diversos investimentos e melhorias na área da Saúde em Schroeder. O setor atuou em várias frentes no combate à pandemia da Covid-19, promovendo uma série de ações para ampliar a vacinação e trabalhando na conscientização e disseminação de informações técnicas e fundamentadas, embasadas nas orientações federais e estaduais.

Uma das primeiras medidas da Pasta foi ajustar a triagem da Covid. De acordo com a secretária da Saúde, Ingrit Eli Roweder, assim que o trabalho foi iniciado, a nova equipe percebeu a necessidade de um espaço adequado para atender a essa demanda diária por atendimento. O local teria que ser adequado aos profissionais e à população e essa mudança fez toda a diferença.

A nova gestão da Unidade de Pronto-atendimento 24 Horas (UPA) também foi outra grande conquista da gestão municipal em 2021. A Associação São José vem gerindo a UPA desde setembro. No entanto, as tratativas para tornar realidade esse projeto vinham acontecendo desde o início do ano, tanto pelo prefeito Felipe Voigt, quanto pelo vice, Lauro Tomczak.

“A gente conhece o Hospital São José de longa data, eu trabalhei durante 23 anos no hospital. Então, foi possível, através de projeto de lei, fazer esse contrato, o que foi visto com bons olhos pela gestão e também pela nossa comunidade, até porque o acesso ao Hospital São José facilita muito com a UPA sendo gerenciada por eles”, aponta Ingrit.

A secretária ressalta o trabalho de atendimento humanizado, feito com muita transparência, na UPA. E, embora existam reclamações pela demora no atendimento, ela diz que esse fato é considerado normal, devido ao atendimento das emergências. “Como temos apenas um médico e a equipe de enfermagem, a prioridade são as urgências e emergências, o que é função da UPA atender”, destaca, acrescentando que por isso os casos mais leves acabam aguardando um pouco mais.

COBERTURA DE VACINAÇÃO

O Município de Schroeder, até o dia 17 de dezembro, já havia aplicado quase 27 mil doses, entre a primeira, a segunda e a terceira dose. Ingrit avalia que a vacinação está andando bem, mas que é preocupante o fato de a população não buscar a segunda dose.

“Hoje, o Município ainda não atingiu a meta. Na segunda dose, nós estamos hoje com mais de mil doses em atraso. A gente sempre reforça à população que não deixe de tomar essa segunda dose para fechar o esquema vacinal do usuário e também para nos ajudar, para que a gente atinja a meta dessa vacinação”, reitera.

Para ampliar a vacinação na cidade, a Secretaria de Saúde vem realizando ações nos sábados, uma vez ao mês, e nos bairros, como Schroeder I e Sossego. Essa descentralização, assim como ampliação dos horários de atendimento, visa facilitar o acesso do usuário às 3 doses.

PLANOS E PROJETOS PARA 2022

Segundo a secretária da Saúde, Ingrit Eli Roweder, um dos desafios é a implantação do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) no município. Há uma demanda alta em saúde mental em Schroeder e, embora o Município já ofereça consulta com psicólogo e psiquiatra, há necessidade de um espaço único para que esse paciente possa ser acolhido e acompanhado.

No próximo ano, o setor também deve trabalhar a questão do acolhimento nas unidades básicas de saúde. Schroeder tem cobertura de 100% em Saúde da Família, que é a mais próxima do usuário. “Aos poucos, vamos resgatar o acolhimento e a forma como a Saúde da Família precisa trabalhar, de maneira que atinja a todos os pacientes”, destaca.

Para a secretária, o desejo de Natal é que as pessoas se vacinem, pois já está comprovado que a imunização faz a diferença. “Venham, nos procurem, a vacina está disponível, nós temos uma equipe de trabalho e a gente só precisa que vocês se tornem imunes também”, enfatiza.

Apesar de algumas pessoas terem reações normais à vacina, o paciente vacinado ainda poderá ser atingido pela doença, porém, de uma forma mais leve, que poderá ser resolvida por via ambulatorial, sem necessidade de internação, sendo essa a principal vantagem da imunização. Esse benefício é demonstrado na queda de internações e óbitos.

Desde 16 de novembro, Schroeder não registra caso de morte por Covid-19, atualmente apenas 9 casos da doença estão ativos, com os pacientes em isolamento, não havendo pacientes internados em hospital. Vencer essa batalha depende, agora da população, já que as doses estão disponíveis para todos.

A imunização ocorre no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar