Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretário destaca o trabalho desenvolvido no primeiro ano à frente das Obras

Publicado em 31/12/2021 às 11:52 - Atualizado em 31/12/2021 às 12:37

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Rubens Fiedler, apresenta levantamento do primeiro ano de trabalho.
Os serviços executados dependem, em sua maioria, das condições climáticas. Com longos períodos de chuvas, muitas vezes intensas, foi necessário um tempo maior para conclusão de alguns trabalhos. No entanto, a Pasta executou diversos serviços de extrema importância para o Município.

Prioridades neste primeiro ano de gestão:

Conforme o secretário, neste ano a secretaria deu continuidade às obras iniciadas ainda em 2020 e focou no asfaltamento de vias.
Ruas asfaltadas: Germano Obertier, Alberto Zanella (primeiro trecho), Bernardo Zoz, André Tietz, Inês Tietz, Úrsula Siewers, Mário Bagatolli e Itoupava (segundo trecho).

Ruas com pavimentação asfáltica em andamento: Bandeirantes, Carlos Pommerening, Alvina Pommerening e Ida Luiza Bertha Jacob Wulf.

A pavimentação da rua Alberto Zanella é uma das obras mais esperadas nos últimos anos. Com recursos assegurados pelo Município, as próximas etapas desse trabalho terão início em 2022. A via deve desafogar o trânsito na Marechal Castelo Branco, sendo uma alternativa para melhorar o fluxo de veículos na principal rua da cidade.

“Nós já temos garantido o dinheiro para execução da obra, nós já licitamos a obra, a Paviplan foi a vencedora, hoje eu estive passando por lá e eles já piquetearam o que vai ser o traçado da rua”, diz o secretário.

Outros serviços realizados pela Pasta foram macadamização, desassoreamento, além da colocação de tubulação.

Segundo Fiedler, foram colocados 228 tubos de 80cm de diâmetro para desaguar as águas da rua Itoupava, onde qualquer chuva mais forte inundava as casas da parte baixa.

VAZÃO ÀS ÁGUAS

Na rua Reinoldo Pommerening, os problemas de enchente naquela região foram amenizados com a colocação de 420 tubos de 1m – uma antiga reivindicação da população. “Provavelmente, resolvemos esses problemas”, destaca o secretário.
Ao longo do ano, a secretaria foi responsável pela colocação de centenas de tubos de 20, 30, 40 e 60 centímetros de diâmetro em diversos pontos da cidade.

Quanto à macadamização, o Município tem uma única saibreira, no bairro Duas Mamas. Devido às chuvas, houve dificuldade em subir o morro e acessar o material, tornando o trabalho, inclusive, perigoso.

Segundo Rubens, ao realizar o desassoreamento e limpeza de rios, são encontrados móveis, eletrodomésticos e outros materiais, como pneus.

PARCERIA ENTRE SETORES

A parceria com a Defesa Civil tem sido excelente para executar um trabalho de qualidade. “O Jean [Carlos Walz, diretor] é uma pessoa que entende dessa parte, tanto ele quanto as duas engenheiras, nos dão todo o apoio que precisamos para efetuar esses serviços”, garante.

Entre as principais solicitações da comunidade para o setor, estão o asfaltamento – o que é feito dentro da possibilidade. Hoje, mais de 20 projetos nesse sentido estão em andamento. “O prefeito não mede esforços para buscar recursos para fazer essas ruas e tem sido um grande administrador. Eu acredito que para o ano que vem nós vamos fazer muitas ruas ainda”, antecipa.

Atualmente, a estrutura do setor de Obras é composta por:

5 caminhões,

1 pá carregadeira,

1 retroescavadeira,

1 escavadeira hidráulica,

2 patrolas.

Como não há trator de esteira, o serviço é contratado. Para atender à demanda, as máquinas são terceirizadas, o que cria uma dependência no setor. “O ideal seria nós adquirirmos mais maquinário e termos mais pessoas para executar o trabalho”, diz.

Para solucionar essa questão, a Gestão Pública tem buscado recursos através de emendas parlamentares. O secretário diz que, em breve, um dos deputados fará a entrega de maquinário em Schroeder.

Além da Agricultura e Defesa Civil, a Secretaria de Obras também trabalha paralelamente à Águas de Schroeder.

Para este fim de ano, Rubens Fiedler deixa uma mensagem: “Em 2021, nós fizemos o que foi possível para atender a todos. Desejo a todos um feliz Natal e que 2022 seja muito próspero”.

   


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar